
quarta-feira, 21 de maio de 2014
DESAFIO VOCÊ A QUE APÓS A LEITURA DO CAPÍTULO SOBRE OS PERSAS, RESPONDA AS ATIVIDADES ABAIXO EM SEU CADERNO:
1) Depois de identificas as alternativas erradas, reescreva-as em seu caderno corrigindo-as:
a) O Império Persa era gigantesco e abrigava povos com diferentes línguas, hábitos e religiões.
b) O império Persa abrangia terras em um só continente, a ÁSIA.
c) Dário dividiu o Império Persa em 20 províncias chamadas Sátrapas e nomeou satrápias para administrá-las.
d) Dario I mandou cunhar uma moeda única, o que dificultou o comércio entre os povos sob seu domínio.
2) Explique de que forma o imperador Dario evitou as revoltas dos povos conquistados.
3) Por que a religião persa pode ser caracterizada como dualista?
4) Você identifica semelhanças entre a religião dualista dos Persas e o cristianismo, religião adotada por grande parte da população brasileira? Comente sua resposta
Um sacerdote chamado ZOROASTRO, também chamado de ZARATUSTRA, começou a fazer pregações em que criticava o politeísmo tradicional e propôs uma religião dualista ou seja, baseada na existência de duas divindades opostas, que estavam em constante luta:
AURA MAZDA (deus do bem) e ARIMÃ (deus do mal).
Sua doutrina está contida no livro sagrado AVESTA.
Também aguardavam a vinda de um "SALVADOR" que prepararia seu povo para o fim do mundo. Nesse dia aconteceria o Juízo final, quando os mortos ressuscitariam e seriam julgados; os bons iriam para o paraíso e os maus, para o inferno.
TAIS CRENÇAS INFLUENCIARAM O JUDAÍSMO, O CRISTIANISMO E O ISLAMISMO.
Imagens do templo de Jandial dedicado à Zaratustra; localizado no atual Paquistão.
terça-feira, 20 de maio de 2014
OS PERSAS

MAPA DO IMPÉRIO PERSA.
A Pérsia localiza-se no atual Irã. Por volta de 2.000 a.c, existiam duas tribos nômades: os Persas e os Medos , ambos viviam no planalto desértico e montanhoso situado a Leste da Mesopotâmia, entre o Golfo Pérsico e o Mar Cáspio. Lá, essas duas tribos se sedentarizaram e, no século VIII a.c, organizaram dois reinos rivais. Em seguida, os Persas derrotaram os Medos e deram início à um vasto e poderoso Império, estendendo sua dominação sobre vários povos. Entre os séculos VI a.c e IV a.c, os Persas realizaram conquistas de outros territórios pelo litoral do Mediterrâneo, Mar Vermelho, Mar Negro, Mar Cáspio, e Aral.
SURGE UM IMPÉRIO
Foi um príncipe Persa de nome CIRO que em torno de 550 a.c, liderou uma rebelião, derrotando os Medos que era um povo dominador dos Persas. Este Ciro, iniciou um período de conquistas territoriais, exerceu o domínio sobre a Mesopotâmia, Fenícia e a Palestina, ou seja, a Pérsia torna-se um Império que é um REINO QUE DOMINA OUTROS POVOS.Organizou um poderoso exército para expandir as fronteiras do Império em várias regiões.
POVOS DOMINADOS
Ciro foi um Imperador que respeitou a tradição cultural e religiosa dos povos que dominou, mas exigia de cada povo um contingente para o exército Persa e para a construção de obras públicas, bem como o pagamento de altos impostos. O respeito a cultura e religião dos povos dominados permitiu o domínio Persa durante um longo período sem que houvessem revoltas.

A expansão Persa prossegue com CAMBISES que conquistou o Egito.
A Pérsia se torna um Império organizado e poderoso sob o comando de Dário.
Sessenta e quatro anos após o início de sua expansão, o Império Persa atingiu sua máxima extensão territorial, tendo sob seu comando muitos povos com diferentes línguas, hábitos e religiões.
Geralmente, ao estudarmos Impérios de várias partes do mundo, observamos a existência de apenas uma Capital, ou seja a sede do governo, no caso do Império Persa a história nos mostra a existência de cinco capitais, são elas: Persépolis, Susa, Sardes, Ecbátana e Babilônia.
PERSÉPOLIS, era um local não habitado continuamente, usado apenas para receber o Imperador e realizar cerimônias.
SATRÁPIAS
O Império se agigantava, e para administrar tantas áreas, Dário cria um sistema administrativo ao dividir o Império Persa em 20 províncias que se chamavam SÁTRÁPIAS e nomeou altos funcionários reais para administrar cada uma delas, os SÁTRAPAS. Era como se existissem vários Estados com governadores para cada um deles. Dário era um líder que pensava além do seu tempo, espertamente nomeia fiscais, algo como espiões para percorrer os territórios do Império que estavam sob o comando dos SÁTRAPAS. Tais fiscais eram os "olhos e ouvidos do rei", pois repassavam as informações obtidas ao Imperador.
O PRIMEIRO SISTEMA DE CORREIOS DO MUNDO FOI CRIADO POR DÁRIO, UM IMPERADOR ASTUTO QUE TINHA UM JEITO PRÓPRIO DE GOVERNAR...
Mandou construir uma rede de estradas ligando as principais cidades. Para percorrê-las, existiam os corredores reais, eram vários, cada um responsável por percorrer à cavalo, determinado trecho da estrada, repassar a informação a outro corredor e assim por diante. A intercomunicação entre as cidades permitiu o avanço das atividades comerciais e o surgimento de uma moeda única o DÁRICO. Era usada principalmente nas atividades comerciais internacionais.

Olha o Dário correndo ... Imagem da moeda "DÁRICO".
Os Hebreus conseguiram retornar à Palestina e Moisés já estava morto nesta ocasião. O seu povo se dividiu em 12 tribos, cada uma governada por um juiz que era uma espécie de chefe militar e religioso. Ao chegar à palestina, os Hebreus encontram um povo alí vivendo, que se chamava FILISTEUS. Josué, foi o 1º juiz Hebreu e sucessor de Moisés, ele iniciou a luta pela reconquista do território, luta que durou 200 anos começando pela cidade de Jericó.
A MONARQUIA HEBRAICA
Para se fortalecerem contra invasões e divisões internas, os Hebreus unem todas as tribos sob o comendo de um rei, o primeiro deles foi Saul, depois Davi, que completou a conquista da Palestina e transformou a cidade de Jerusalém em capital do reino. O filho de Davi, chamava-se Salomão e construiu um magnífico templo o chamado "Templo de Jerusalém". Em seu reinado, Salomão fortaleceu o exército construiu obras públicas através da cobrança de impostos e ampliou o comércio com reinos da áfrica e Arábia.
O CISMA HEBRAICO OU DIVISÃO DOS HEBREUS
A morte de Salomão foi sucedida por grande insatisfação devido aos altos impostos cobrados, o descontentamento popular levou a revoltas que em 926 A.C culminou com a divisão do povo Hebreu
em:
REINO DE ISRAEL, CAPITAL SAMARIA (10 tribos) e REINO DE JUDÁ, CAPITAL JERUSALÉM ( 02 TRIBOS).
Divididos, os Hebreus não resistiram aos povos vizinhos;
REINO DE JUDÁ sobreviveu até 587 a.c PAGANDO IMPOSTOS AOS ASSÍRIOS. Puderam conservar seus costumes e tradições religiosas, a partir de então, os Hebreus passaram a ser conhecidos como JUDEUS. Em 587, foi dominado pelos caldeus do "II Império babilônico" que destruíram o TEMPLO DE JERUSALÉM e levaram os Hebreus como prisioneiros.
REINO DE ISRAEL foi dominado pelos Assírios em 722 a.c.
Quando os Persas conquistaram a BABILÔNIA, permitiram o retorno dos Hebreus ao seu antigo lar o REINO DE JUDÁ, lá chegando reconstruíram o TEMPLO DE JERUSALÉM .
MAIS TARDE , os Hebreus foram dominados por outros povos, até mesmo os romanos. No ano 70, os judeus se revoltaram contra a dominação romana mas foram duramente reprimidos; o templo de Jerusalém foi saqueado e destruído. Teve inicio então, a DIÁSPORA, isto é, a dispersão dos judeus pelo mundo.

domingo, 18 de maio de 2014
ATIVIDADES:
Vou desafiá-lo a testar seus conhecimentos:
1) Qual é o tema do mapa da postagem anterior?
2) De acordo com o texto, cite os lugares em que os Hebreus viveram.
3) Pesquise os seguintes sites:
a) Segundo o primeiro site, que livro é referência para entendermos a história dos Hebreus?
b) Segundo o segundo site, Jerusalém contém monumentos de quais religiões?
c) Observe os monumentos de Jerusalém e explique os motivos da cidade ser sagrada para as três religiões acima citadas.
Hebreus - Conhecendo um povo. " Rota dos Hebreus"
Na Idade Antiga, o povo hebraico migrou em diversas regiões do Oriente, mas foi na PALESTINA que se sedentarizou e desenvolveu grande parte de sua cultura.
Eram liderados por patriarcas. O primeiro deles foi Abraão.
conheça a rota do povo Hebreu:
Como vocês podem observar no mapa abaixo, os Hebreus tentaram viver na Suméria " Mesopotâmia", atraídos pelas terras férteis. Acabaram sendo expulsos de lá. Iniciaram então, uma longa caminhada em busca de água e boas pastagens. Se fixaram na PALESTINA por três séculos, praticavam o pastoreio e a agricultura, mas por volta de 1.700 a.c, a fome e a seca obrigou os Hebreus a emigrarem para o EGITO que na época estava sob o domínio dos Hicsos. Os Hebreus viviam em liberdade, porém após a expulsão dos Hicsos os Hebreus foram escravizados pelos egípcios. Por volta de 1.250 a.c depois de um longo cativeiro, fugiram de volta para a Palestina liderados por Moisés. Uma longa viagem pelo deserto, que durou 40 anos.
Assinar:
Postagens (Atom)