terça-feira, 20 de maio de 2014

Os Hebreus conseguiram retornar à Palestina e Moisés já estava morto nesta ocasião. O seu povo se dividiu em 12 tribos, cada uma governada por um juiz que era uma espécie de chefe militar e religioso. Ao chegar à palestina, os Hebreus encontram um povo alí vivendo, que se chamava FILISTEUS. Josué, foi o 1º juiz Hebreu e sucessor de Moisés, ele iniciou a luta pela reconquista do território, luta que durou 200 anos começando pela cidade de Jericó.

A MONARQUIA HEBRAICA
Para se fortalecerem contra invasões e divisões internas, os Hebreus unem todas as tribos sob o comendo de um rei, o primeiro deles foi Saul, depois Davi, que completou a conquista da Palestina e transformou a cidade de Jerusalém em capital do reino. O filho de Davi, chamava-se Salomão e construiu um magnífico templo o chamado "Templo de Jerusalém". Em seu reinado, Salomão fortaleceu o exército construiu obras públicas através da cobrança de impostos e ampliou o comércio com reinos da áfrica e Arábia.

O CISMA HEBRAICO OU DIVISÃO DOS HEBREUS
A morte de Salomão foi sucedida por grande insatisfação devido aos altos impostos cobrados, o descontentamento popular levou a revoltas que em 926 A.C culminou com a divisão do povo Hebreu 
em: 
REINO DE ISRAEL, CAPITAL SAMARIA (10 tribos) e REINO DE JUDÁ, CAPITAL JERUSALÉM ( 02 TRIBOS).

Divididos, os Hebreus não resistiram aos povos vizinhos;  

REINO DE JUDÁ sobreviveu até 587 a.c PAGANDO IMPOSTOS AOS ASSÍRIOS. Puderam conservar seus costumes e tradições religiosas, a partir de então, os Hebreus passaram a ser conhecidos como JUDEUS. Em 587, foi dominado pelos caldeus do "II Império babilônico" que destruíram o TEMPLO DE JERUSALÉM e levaram os Hebreus como prisioneiros.

REINO DE ISRAEL foi dominado pelos Assírios em 722 a.c. 
Quando os Persas conquistaram a BABILÔNIA, permitiram o retorno dos Hebreus ao seu antigo lar o REINO DE JUDÁ, lá chegando reconstruíram o TEMPLO DE JERUSALÉM .

MAIS TARDE , os Hebreus foram dominados por outros povos, até mesmo os romanos. No ano 70, os judeus se revoltaram contra a dominação romana mas foram duramente reprimidos; o templo de Jerusalém foi saqueado e destruído. Teve inicio então, a DIÁSPORA, isto é, a dispersão dos judeus pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário